Teste de lente

Os exames para lentes de contato, tal como todos os exames oftalmológicos regulares, permitem ao oftalmologista determinar a saúde dos seus olhos e a qualidade da sua visão. Se o fizer regularmente, cerca de uma vez por ano, também permite ao seu oftalmologista monitorar quaisquer alterações na sua visão antes de se tornarem graves.

No entanto, se você usa lentes de contato, é importante ter a certeza que as lentes se adaptam corretamente aos seus olhos e à sua visão. Além de um exame oftalmológico completo, um exame para lentes de contato envolve também uma adaptação de lentes de contato. Você deve esperar o seguinte:

Exames oftalmológicos completos de rotina

Quer tenha visão 20-20, óculos ou lentes de contato, você precisa de exames oftalmológicos regulares para ajudar a manter os seus olhos e a sua visão no seu melhor.  Normalmente isto envolve:

    Testes nos olhos para determinar o erro refrativo e a graduação
    Testes de oclusão para verificar se os seus olhos funcionam bem em conjunto
    Exames com lâmpada de fenda que dão ao seu oftalmologista uma vista ampliada das estruturas dos seus olhos a fim de determinar a sua saúde
    Testes de pressão ocular ou de “sopro de ar” para detectar glaucoma
    Dilatação da pupila que permite ao oftalmologista ver melhor a parte posterior dos seus olhos

Adaptação de lentes de contato

As lentes de contato são dispositivos médicos, de modo que necessita de uma receita médica de lentes de contato para comprá-las e o seu oftalmologista tem de se certificar de que o seu exame de visão para a receita das lentes de contato envolve encontrar a adaptação certa para as suas lentes.

A adaptação de uma lente de contato envolve uma consulta e uma medição.

O seu oftalmologista lhe fará perguntas sobre o seu estilo de vida e as suas preferências. Algumas lentes de contato poderão ser melhores para atletas e estilos de vida ativos, por exemplo; outras poderão ser melhores para pessoas que viajam com frequência que ocasionalmente podem precisar dormir com as lentes de contato.

O seu oftalmologista necessitará também obter várias medidas. A mais comum é a curvatura da córnea, a superfície frontal transparente do olho. Em alguns casos, o tamanho da sua pupila e da íris também será medido. Se você tem tendência para olhos secos, o seu oftalmologista poderá fazer uma avaliação da película lacrimal para se certificar de que lhe são receitadas lentes de contato que mantêm os seus olhos suficientemente úmidos.

Lembre-se, o seu oftalmologista é o seu aliado para ter a certeza de que os seus olhos obtêm aquilo de que necessitam para permanecerem saudáveis e funcionarem melhor. Certifique-se de que procura aconselhamento profissional sempre que nota ou faz alterações que envolvem os olhos e a visão.