Plástica Ocular

É a especialidade da Oftalmologia que cuida das pálpebras e dos tecidos em volta dos olhos, como glândulas, cílios e o sistema de drenagem da lágrima.

As pálpebras são anexos oculares, sendo as principais estruturas responsáveis pela proteção dos olhos. Portanto, ninguém melhor que um oftalmologista para cuidar delas. Assim como os olhos, as pálpebras devem ser examinadas periodicamente, pois elas podem desenvolver diversas doenças.


São comuns os cânceres de pele e manifestações de doenças sistêmicas como lupus, herpes, hanseníase e doenças da tireóide. O nosso próprio envelhecimento traz consigo alterações das pálpebras, principalmente na sua posição, como no caso do entrópio, situação em que os cílios ficam voltados em direção aos olhos, ou da ptose, onde a pálpebra superior fica mais baixa, às vezes ocluindo a visão. Uma queixa muito comum é aquele excesso de pele e gordura tanto das pálpebras superiores quanto das inferiores que traz um ar de cansaço e um semblante envelhecido.


A maioria destes problemas pode ser resolvida, ou pelo menos, amenizados através de pequenas cirurgias realizadas sob anestesia local, sem a necessidade de internação hospitalar, alta imediata, pós-operatório praticamente indolor e sem grandes restrições e mínimas cicatrizes.